O que é um Domínio?

Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet.

Quando se visita um sítio web ou se envia um e-mail, o nosso computador precisa de saber a localização do servidor em que a página ou a caixa de e-mail de destino se encontram armazenados para nos poder mostrar a informação que desejamos ver (o conteúdo da página ou o relatório de entrega do e-mail).

A informação da localização destes servidores está noutro servidor (chamado servidor de nomes) que assegura a indicação do endereço certo para a entrega dos pedidos enviados pelo nosso computador para a Internet. Essa tarefa é operada através da conversão do nome de domínio indicado pelo nosso computador (ex: www.dns.pt) num endereço IP, que identifica a localização dos computadores na Internet.

O conceito de domínio

Foi criado com o objectivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet.

Imagine ter que memorizar um número como 193.136.2.193 (endereço IP) e inseri-lo na barra de navegação para poder consultar o sítio do DNS e depois ainda decorar várias outras sequências de números de sítios que utilize regularmente.

Seria uma tarefa bastante difícil e a Web certamente não teria o sucesso que tem hoje. Escrever dns.pt ou google.com torna-se bastante intuitivo e fácil de memorizar. 

Como comprar o meu Domínio?

Os preços dos Domínios variam consoante a sua extensão (terminação do Domínio: .com, .net, .org, .pt ...).

Ppode verificar se o Domínio que prentende está disponível e proceder à sua compra em: http://dotsi.pt/hosting/domains/ .

 

Fonte: dns.pt


Was this article helpful?

mood_bad Dislike 0
mood Like 1
visibility Views: 7014